Inscrições para o 8º COMED foram prorrogadas até o dia 4 de agosto
16/07/2018 - 12h09 em Legislativo

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Educação (SMEd) informa que o período de inscrições para o 8º Congresso Municipal de Educação (8º COMED) foi prorrogado até o dia 4 de agosto. O evento acontece nos dias 8 e 9 de agosto, no Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o tema “Escola ComVida: Entrelaçando Saberes na Construção do Currículo”.

Neste ano, o congresso problematizará o tema “Escola ComVida: Entrelaçando Saberes na Construção do Currículo”, visando a discussão sobre a formulação das Diretrizes Curriculares Municipais e sobre o papel democrático e autônomo das escolas na elaboração e implementação de seus currículos e projetos pedagógicos.

O Congresso Municipal de Educação está previsto na Lei Municipal n° 5.332/1999, como um fórum de fomento e discussão dos princípios norteadores das ações das escolas do município, com edição bianual.

O currículo escolar configura-se como o eixo central que engaja todo o processo educacional de uma escola. O movimento entre ensinar e aprender está necessariamente atrelado ao currículo, sendo imprescindível a atenção da escola em organizar esses processos, no intuito de orientar as ações dos professores e professoras nos diferentes níveis de ensino.

Neste sentido, a Secretaria de Município da Educação (SMEd) indica que os trabalhadores (as) em educação, pais/responsáveis e estudantes reflitam sobre como está acontecendo a construção e a vivência do currículo nas sua escola, para que possam compartilhar as experiências da Rede Municipal no 8º COMED, de forma a qualificar a educação.

Pré-Congresso Municipal de Educação

Antecedendo e qualificando as discussões do Congresso Municipal de Educação, o Pré-COMED se apresenta como espaço de discussão para as escolas. Tendo como objetivo a problematização de questões referentes ao Currículo, atrelado ao seu Projeto Político-Pedagógico como ponto de referência para refletir sobre a prática educativa.

De acordo com a SMEd, o currículo deve ser pautado na preocupação da significação de saberes dos seus educandos, na realidade de cada escola, nos seus processos formativos e projetos pedagógicos.

Concluindo, a SMED ainda ressalta a importância de serem intensificados os estudos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois ela apresenta diretrizes para as escolas na construção de suas propostas curriculares, bem como demais atos normativos elaborados pela Rede Municipal.

INSCRIÇÕES

Os Delegados e Delegadas do 8º Congresso Municipal de Educação serão escolhidos pelas próprias escolas para representá-las como participantes no evento. As inscrições dos(as) Delegados(as) de cada escola deverão ser feitas até o dia4 de agosto. Confira a quantidade de delegados(as) por escola em anexo nessa matéria (lista corrigida). No momento da inscrição, o (a) Delegado(a) deverá optar pelo Eixo Temático em que participará.

            Os links para inscrição podem ser acessados pela seguinte matéria:http://www.riogrande.rs.gov.br/smed/?p=27456

PROGRAMAÇÃO DO 8º COMED:

08 de agosto

- Manhã:

8h – Credenciamento;

8h30min – Mesa de Abertura;

9h – Momento Cultural;

9h15min – Palestra “Presenças e Ausências no Currículo e seus Desdobramentos Epistemológicos na Prática Escolar”.

 - Tarde:

13h30min – Mesa Redonda - Currículo e Metodologias;

15h30min – Mesa Redonda – Currículo e Avaliação

 09 de agosto

- Manhã:

8h30min – Eixos Temáticos – Proposta Curricular: seus desafios e compromissos:

EIXO 1 – Educação Infantil (Campos de Experiências);

EIXO 2 – Anos Iniciais/Bloco I (Áreas de Conhecimento);

EIXO 3 – Anos Finais/BLOCO II (Áreas de Conhecimento);

EIXO 4 – Pais e Responsáveis (Currículo Escolar e os desafios contemporâneos na formação da cidadania);

EIXO 5 – Estudantes (Saberes Significativos – Ausências e Presenças no Currículo Escolar).

–Tarde:

13h30min – Momento Cultural;

14h – Apresentação das discussões realizadas nos Eixos Temáticos;

17h30min – Encerramento

Com informações da SMED

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE